Ouvidoria: 0800 704 2393
Comasa Agro
ATENDIMENTO
(43) 3029-2929
Rua Demostenes, 240M
Londrina - PR
CEP 86025-400
Av. Francisco Lacerda Jr, 1780
Cornélio Procópio - PR
(43) 99185-5035

Como aumentar o rendimento operacional da sua propriedade rural.

Postado em 09/08/2022

Aumentar a produtividade é fazer crescer a produção, assim, melhorando a qualidade e quantidade dos produtos e tendo um bom retorno financeiro.

Atualmente o agronegócio é um dos maiores propulsores da economia brasileira e quanto mais se investe em tecnologia no setor, irá se tornar cada vez mais essencial economicamente.

Com a organização e o intenso processo de modernização das cadeias produtivas, a produção de insumos, o processamento e a distribuição apresentam cada vez maior importância no Produto Interno Bruto (PIB), em 2016, o setor como um todo gerou 23% do PIB e 46% do valor das exportações e no ano de 2017, foi responsável por 19 milhões de empregados.

Entretanto a produção agrícola é complicada, são muitos aspectos incontroláveis, desde o clima que afeta diretamente a lavoura ao preço que o mercado oferece.

Aumentar a produtividade é fazer crescer a produção, assim, melhorando a qualidade e quantidade dos produtos e tendo um bom retorno financeiro.

Esse aumento pode ser realizado de forma correta através do estudo de rendimento operacional que é baseado em uma avaliação quantitativa e qualitativa do desempenho das máquinas agrícolas, identificando os parâmetros, formas de controle e os custos das operações envolvidas, elementos como o tempo de campo qual envolve o tempo operacional e tempos perdidos, como em manobras, obstruções no campo, manutenção e abastecimento influenciam diretamente na eficiência de campo.

Com o resultado dessa pesquisa se busca obter o máximo rendimento útil das máquinas, maior eficiência e qualidade operacional com menores custos de produção.

Deste modo, realizar o manejo de solo é necessário, ou seja, fazer a análise do solo periodicamente, sendo possível identificar as correções necessárias de pH, melhorando a adubação de acordo com a cultura que será implantada e suas condições como também investir na qualidade da semente.

Outro fator que aumenta a produção é o Manejo Integrado de Pragas (MIP) que se baseia no monitoramento constante da área, pois na maior parte das vezes, as espécies de insetos passam despercebidas até causarem perdas, assim, exercer um bom levantamento de dados para utilizar as técnicas certas que mantém as populações de insetos abaixo do nível do dano econômico, esse controle biológico pode ajudar muito no resultado produtivo da sua propriedade.

A mecanização agrícola também contribui para uma maior produtividade agrícola, o investimento em tratores, implementos, colheitadeiras e semeadoras bem reguladas e limpas é essencial para um bom rendimento, como também é eficiente na aplicação e economia dos produtos.

É recomendado que se padronize as marcas dos implementos visto que facilita nos momentos de manutenção.

A realização da gestão agrícola também traz contribuições para um bom rendimento operacional, devido a possibilitar uma visão sistêmica e global da propriedade, sendo necessário ter uma boa organização dos dados para que se consiga ter mais controle da produção.

Assim, ter o conhecimento do que foi mais produtivo e quais áreas trouxeram mais rentabilidade, o que ajuda a tomar decisões mais certeiras, onde investir ou reorganizar o planejamento financeiro e operacional.

A Comasa Agro é uma grande parceira da agricultura, fornecendo máquinas e equipamentos Jacto, novos ou usados, com um time de especialistas para atender você e viabilizar o aumento da produção na sua lavoura.

Fale hoje mesmo com um consultor da nossa equipe. Acesse https://bit.ly/3Q7jOzk

   
Leia também: “Saiba mais sobre os tipos de adubadoras disponíveis no mercado”.
 
 

Londrina/PR
Rua Demostenes, 240M - Jd Guaporé

CORNÉLIO PROCÓPIO/PR
Av. Francisco Lacerda Jr, 1780
(43) 99185-5035
Comasa Agro
Comasa Agro