Ouvidoria: 0800 704 2393
Comasa Agro
ATENDIMENTO
(43) 3029-2929
Rua Demostenes, 240M
Londrina - PR
CEP 86025-400
Av. Francisco Lacerda Jr, 1780
Cornélio Procópio - PR
(43) 99185-5035

Guia rápido da adubação: aprenda as principais técnicas.

Postado em 30/08/2022

O termo adubação, muito popular quando o assunto é cultivo de plantas, apesar de ser um processo simples, requer alguns pontos de atenção que farão toda a diferença na saúde, crescimento e desenvolvimento das plantas.

Qual a importância da adubação? Quais os benefícios para a planta?

É interessante entendermos que as plantas, em seu habitat e condições naturais, são nutridas e assistidas pela complexidade e perfeição da natureza. Sem a interferência do homem, as plantas se estabelecem somente em ambientes favoráveis ao seu crescimento, seja condições de temperatura e umidade, incidência de raios solares, sinergia entre plantas, nutrientes disponíveis, entre várias outras características.

Interferência Humana

A partir do momento em que as retiramos do seu lugar de origem ou modificamos suas características, seja para deixá-las resistentes a pragas, doenças e condições de estresse ou mesmo para favorecer o desenvolvimento de seus frutos ou partes comerciais, estes vegetais, além de sofrerem alterações em suas necessidades, acabam se tornando mais sensíveis às intempéries, ou seja, devemos considerar a planta como um sistema complexo e integrado. Quando se modifica uma característica, o sistema como um todo é influenciado com possíveis efeitos colaterais.

Acontecimentos Naturais

É importante notar também que certos acontecimentos reduzem a quantidade de nutrientes naturalmente ou artificialmente presentes no solo. Temporadas de fortes chuvas podem “lavar” a superfície do solo, chamada de lixiviação. A colheita de certos cultivos também remove uma grande parte desses nutrientes. É válido sempre ficar de olho em eventos dessa natureza.

Levando em conta essas informações, uma adubação adequada é aquela capaz de atender todas as necessidades nutricionais da planta e é essencial para garantir a qualidade do que está sendo produzido. Uma planta bem nutrida, é uma planta saudável e mais resistente a pragas e doenças, proporcionando maior produtividade ao agricultor. 

O que fazer antes de adubar?

Além de conhecermos as necessidades das plantas, entender as condições do ambiente é fundamental para uma adubação ideal. Neste sentido, a preparação e análise de solo são ferramentas importantes para que possamos traçar estratégias para favorecer o desenvolvimento e produtividade da planta de interesse.

A área onde será feito o cultivo deve sempre estar bem limpa, livre de pedras, restos vegetais e ser bem roçada. Essa limpeza deve ser feita pelo menos duas vezes ao ano.

Planejar é essencial!

Certificando-se que as outras condições ambientais estejam favoráveis a espécie escolhida, com o resultado da análise de solo em mãos, podemos iniciar nosso planejamento de adubação, considerando fatores como por exemplo, quais as diferentes necessidades nutricionais de acordo com seu estádio vegetativo, nível de acidez do solo, quais os nutrientes deficientes ou em excesso, qual a população ou densidade de plantas por área e qual a finalidade do cultivo.

Considerando os aspectos citados anteriormente, entre outros, faz-se a escolha do adubo, fertilizante ou corretivo de solo. Com a definição do produto que será aplicado, é necessário considerar também as condições climáticas favoráveis para esse tipo de aplicação.

Com qual frequência devemos adubar? 

Basicamente, temos a disponibilidade de condicionadores e corretivos de solo, fertilizantes orgânicos, minerais ou a combinação destes que podem estar na forma líquida, em pó, gel ou granulada.

Seu estado físico, assim como a fonte dos nutrientes escolhidos, possui características de disponibilidade diferentes, alguns prontamente disponíveis, porém com curta duração e outros, com liberação mais lenta e gradual, mas, com capacidade de fornecer nutrientes por mais tempo. E é justamente este grande número de opções que nos permite traçar estratégias para melhor atender as necessidades das plantas durante todo o seu ciclo. Sendo assim, a frequência da adubação dependerá do produto escolhido.

Por que não devemos fazer a adubação com as mãos? 


A desvantagem de aplicar mais adubo do que necessário, vai além do prejuízo financeiro, podendo resultar num desequilíbrio tanto na parte química como na biologia do solo. Este desbalanço pode causar indisponibilidade de nutrientes ou mesmo deixá-los a níveis tóxicos e prejudiciais às plantas. No entanto, quando se aplica menos adubo do que necessário, a planta pode não se desenvolver tanto quanto o esperado e resultar na perda de produtividade. 

E-BOOK: O guia completo das melhores práticas de adubação

Londrina/PR
Rua Demostenes, 240M - Jd Guaporé

CORNÉLIO PROCÓPIO/PR
Av. Francisco Lacerda Jr, 1780
(43) 99185-5035
Comasa Agro
Comasa Agro