Ouvidoria: 0800 704 2393
Comasa Agro
ATENDIMENTO
(43) 3029-2929
Rua Demostenes, 240M
Londrina - PR
CEP 86025-400
Av. Francisco Lacerda Jr, 1780
Cornélio Procópio - PR
(43) 99185-5035

Como aumentar a produtividade agrícola.

Postado em 18/08/2022

No Brasil, o agronegócio está se tornando cada vez mais uma área importante na economia, pode se considerar como um fator significativo do crescimento econômico.

No Brasil, o agronegócio está se tornando cada vez mais uma área importante na economia, pode se considerar como um fator significativo do crescimento econômico.
 
Em 2020, a soma de bens e serviços gerados no agronegócio chegou a R$ 1,98 trilhão ou 27% do PIB brasileiro, dados pesquisados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
 
Segundo uma pesquisa divulgada pela Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), exportações do agronegócio brasileiro somaram US$ 8,73 bilhões no mês de março, correspondendo a 43,5% do valor total das vendas externas do país no período. 
 
Visto sua devida importância e embora a produção agrícola brasileira já seja muito ampla, sua produtividade poderia ser ainda melhor. É essencial encontrar soluções para garantir a alta produtividade, ter um maior retorno financeiro, como o investimento em tecnologia, equipamentos e materiais visando a eficiência da produção.
 
É importante ressaltar que para realizar esse aumento na produção é preciso avaliar o levantamento, descrição, classificação e mapeamento dos solos para que os procedimentos sejam adequados.
 
Os caminhos para a alta produtividade agrícola pode ser a rotação de culturas que consiste em plantar na mesma área, uma lavoura diferente daquela que foi colhida, pois explora diferentes nutrientes do solo o que evita esgotamentos comuns em lavouras continuadas, quebra o ciclo de doenças e pragas e melhorar características físicas, químicas e biológicas resultando em uma melhor qualidade de produto.
 
Como também a agricultura de precisão que é baseada na utilização de equipamentos de tecnologia avançada para avaliar e observar as condições das áreas de produção agrícola sobre o princípio da variabilidade do solo e clima, com o objetivo de otimizar os recursos naturais através de dados georreferenciados que caracterizam cada área da lavoura, avaliando a temperatura, umidade do solo e acidez para ser realizado a dosagem apropriada de fertilizantes ou defensivos agrícolas.
 
A utilização de fertilizantes adequados disponibiliza nutrientes essenciais ao solo, gerando um bom desenvolvimento das plantas como também o uso de sementes de qualidade, visto que nada adiantaria o melhor solo e garantia da adubação mais adequada, se as sementes plantadas não forem de boa qualidade, como o uso de sementes certificadas.
 
O investimento em tecnologia além da agricultura de precisão, o uso de ”drones” permite a visualização de extensas áreas da lavoura, possibilitando identificar regiões de falhas, de ocorrência de doenças e pragas, assim como novos softwares para gestão da produção ou controle da irrigação.
 
Outro fator que contribui para o aumento da produtividade é o reforço da biodiversidade da área, pois cada cultura tem a biodiversidade mais apta à sua condição ideal de produção, dessa forma essas espécies podem ser introduzidas de uma maneira que facilitem seu desenvolvimento como por exemplo a distribuição de restos vegetais sobre o solo mantém a umidade e melhora as condições para o desenvolvimento de minhocas que fertilizam e arejam o solo com grandes vantagens para as raízes, a presença dessas e outras espécies fortalecem um equilíbrio o que traz proveitos a lavoura.
 
Você já sabe que a Comasa Agro é uma grande parceira da agricultura, fornecendo máquinas e equipamentos Jacto, novos ou usados, com um time de especialistas para atender você e viabilizar o aumento da produção na sua lavoura.
Se quiser saber mais sobre como podemos ajudar a sua produção, solicite o atendimento de um consultor da nossa equipe.

 

 
 

Londrina/PR
Rua Demostenes, 240M - Jd Guaporé

CORNÉLIO PROCÓPIO/PR
Av. Francisco Lacerda Jr, 1780
(43) 99185-5035
Comasa Agro
Comasa Agro