Ouvidoria: 0800 704 2393
Comasa Agro
ATENDIMENTO
(43) 3029-2929
Rua Demostenes, 240M
Londrina - PR
CEP 86025-400
Av. Francisco Lacerda Jr, 1780
Cornélio Procópio - PR
(43) 99185-5035

Gestão de máquinas agrícolas: 6 segredos para garantir o sucesso

Postado em 21/09/2022

Para fazer uma boa gestão de máquinas agrícolas, você precisa entender as características do seu negócio, as melhores práticas do setor e as estratégias que trazem mais eficiência e produtividade.

Para fazer uma boa gestão de máquinas agrícolas, você precisa entender as características do seu negócio, as melhores práticas do setor e as estratégias que trazem mais eficiência e produtividade.

Neste artigo, você terá acesso a um panorama completo sobre o assunto, mostraremos o que é a gestão de máquinas agrícolas, a importância de implementá-la em seu negócio e dicas práticas de como fazer uma gestão alinhada com as expectativas de mercado. Tudo isso para alcançar os melhores resultados.

Quer saber mais sobre gestão de máquinas agrícolas? Então continue a leitura e aprofunde o seu conhecimento sobre o assunto!

O que é gestão de máquinas agrícolas?
A gestão de máquinas agrícolas é uma das etapas do trabalho de gerenciamento rural. Elas permitem que o produtor consiga obter a melhor produtividade e aproveitamentos das suas máquinas.

Hoje, o excelente desempenho do agronegócio brasileiro está relacionado tanto à produção de máquinas agrícolas quanto ao à tecnologia e à adoção de boas práticas no campo, incluindo aqui a gestão de máquinas.

A gestão de máquinas agrícolas contempla todas as boas práticas adotadas com a finalidade de garantir um uso eficiente do maquinário, o melhor desempenho e durabilidade.

O investimento em uma máquina agrícola deve trazer retornos positivos para o produtor. Quando ele usa estratégias de gestão destas máquinas, consegue aproveitar ao máximo aquilo que o maquinário tem a oferecer.

Qual é a importância da gestão de máquinas agrícolas?
Não adianta investir em máquinas agrícolas modernas, sistemas irrigação de precisão e nos melhores insumos agrícolas se você não se atenta à manutenção, ao controle e à gestão destes insumos. Com uma boa gestão de máquinas agrícolas, é possível:


Note que são muitas vantagens que podem ser alcançadas por meio de pequenas mudanças na sua rotina. A seguir, vamos ajudar você a entender melhor como colocar em prática a gestão de máquinas agrícolas. Confira!

Como fazer uma boa gestão de máquinas agrícolas?
Independente de utilizar máquinas agrícolas usadas ou máquinas novas, o produtor precisa estar atento a necessidade de gerir esse maquinário. A seguir, listamos seis boas práticas que vão ajudá-lo a manter uma rotina de controle dos seus insumos.

1. Checagem do nível de água do radiador e do combustível
Máquinas como os tratores, que têm um uso frequente e ajudam bastante na rotina de trabalho na produção rural, devem receber um cuidado constante. Esse cuidado tem um nome, se chama “manutenção preventiva”.

As manutenções preventivas, como você verá adiante, fazem toda a diferença na redução das paradas de máquinas e na produtividade. Neste sentido, a primeira recomendação é: todos os equipamentos que utilizam combustível e têm água no radiador devem receber uma verificação constante.

A checagem do nível de água do radiador e do combustível pode ser feita diariamente, mas a quantidade de conferências dependerá do tamanho e das demandas do seu negócio. Monte um calendário e crie uma rotina de checagens.

2. Conferência do óleo do motor, da correia e da lubrificação
Além de checar o nível de água do radiador e do combustível, você deve ficar de olho em outros três fatores que fazem toda a diferença no funcionamento do seu maquinário: óleo do motor, da correia e lubrificação. A regra é a mesma: monte um calendário e crie uma rotina de conferência destes itens.

3. Verificação da pressão e do estado de conservação dos pneus
Outro aspecto que não pode passar em branco é a verificação da pressão e do estado de conservação dos pneus. As manutenções garantem que você possa continuar utilizando o seu equipamento com segurança e produtividade. Verifique constantemente esses itens relacionados aos pneus. Não espere surgir um problema para parar a produção e realizar o conserto: antecipe os riscos e planeje as trocas de pneus.

4. Conferência dos sistemas elétricos
Os sistemas elétricos podem apresentar problemas, e isso tende a impactar na sua produção. Por isso, inclua no seu plano de gestão de máquina agrícolas a adoção de boas práticas para conferência dos sistemas elétricos.

5. Rotina de manutenção e limpeza
Outro aspecto que deve ser considerado na gestão de máquinas e equipamentos agrícolas é a rotina de manutenção e limpeza. Essa prática reduz o risco de paradas não previstas, o que pode impactar negativamente na operação agrícola.

Cada máquina tem suas características e necessidades em termos de manutenção e limpeza. Assim, o produtor precisa conhecer essas particularidades para adotar as melhores práticas.

Uma máquina suja pode ter a sua eficiência comprometida, as peças danificadas, ocasionando gastos mais altos com combustível e aumentando as chances de ocorrência de incêndios.

6. Uso de tecnologia
A agricultura 5.0 é uma grande aliada dos produtores. Para fazer a gestão de máquinas agrícolas, aproveite para utilizar ferramentas e softwares específicos destinados ao controle das manutenções, limpezas, trocas de óleo, entre outros.

Qual é a importância da telemetria nesse sentido?
A telemetria é um grande aliado na gestão de máquinas agrícolas. Por meio dela, é possível monitorar todas as operações realizadas pelas máquinas da sua fazenda, coletando, armazenando e transmitindo esses dados.

As informações coletadas vão ajudar no planejamento das ações de gestão e direcionamento das melhores práticas visando a manutenção e produtividade do seu maquinário.

A Jacto oferece aos seus clientes um sistema próprio de telemetria, por meio do software de gestão EKOS. Essa tecnologia auxilia no gerenciamento do negócio como um todo, favorecendo ainda o processo de tomada de decisões.

Como você pode observar, a gestão de máquinas agrícolas pode fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio. Com boas práticas de manutenção, é possível reduzir paradas, diminuir custos e aumentar a produtividade no seu negócio. Adote um sistema de gestão e transforme a sua produção.

 

Londrina/PR
Rua Demostenes, 240M - Jd Guaporé

CORNÉLIO PROCÓPIO/PR
Av. Francisco Lacerda Jr, 1780
(43) 99185-5035
Comasa Agro
Comasa Agro